Cotidiano
Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo de 5 dias por altas temperaturas em 6 estados
Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais podem ser afetados; MS apresenta situação mais crítica

O Inmet emitiu um alerta de perigo para regiões de 6 estados neste sábado (27). O motivo é uma onda de calor que pode durar de hoje até o dia 1º de maio, próxima quarta-feira. Segundo o instituto, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período de 3 a 5 dias.
Os estados afetados são Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Mato Grosso do Sul apresenta a situação mais crítica, pois estará sujeito às altas temperaturas em quase a totalidade do território, com exceção de algumas cidades ao longo da fronteira com o Paraguai.
Em São Paulo, as regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Piracicaba e Assis estão sob alerta.
Leia também
EL NINO A vida acima de 44°C: como calor extremo afeta moradores nas cidades mais quentes do Brasil como Cuiabá TEMPERATURA ALTA Onda de calor que vai atingir 15 estados e o DF não será tão intensa como a de novembro; veja previsão em cada região TEMPERATURAS ALTAS Como 'domo de calor' atinge o Brasil e promete recordes de temperatura nos próximos dias CLIMA Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para 5 estados; veja previsãoNo Paraná, o aviso vale para as regiões de Londrina, Umuarama, Campo Mourão, Goioerê e Andirá. Em Mato Grosso, toda a metade sul poderá ser afetada, em lugares como Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis.
Em Minas Gerais, apenas o Triângulo Mineiro e o Alto Parnaíba serão afetados pela onda de calor e, em Goiás, apenas o sul do estado.
Segundo o órgão, as temperaturas registradas nessas regiões ficarão 5ºC acima da média, o que representa risco à saúde. Em caso de emergência por conta das altas temperaturas, o Inmet orienta contatar a Defesa Civil no telefone 199.