Mundo
Pete Buttigieg vai deixar corrida do Partido Democrata à Presidência dos EUA, diz imprensa
Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, vai deixar a corrida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, informaram veículos de imprensa norte-americanos neste domingo (1º).
Segundo projeções, o pré-candidato não conseguiu nenhum delegado na primária da Carolina do Sul. Assim, ele foi ultrapassado por Joe Biden na disputa interna do Partido Democrata para decidir quem enfrentará Donald Trump nas eleições dos EUA, em novembro.
Buttigieg chegou a largar na frente, praticamente empatado com Bernie Sanders, após o sucesso no caucus de Iowa. Porém, a candidatura perdeu fôlego nas primárias seguintes.
Um funcionário da campanha de Buttigieg disse à Reuters que o pré-candidato viajou a South Bend, cidade que ele governou, para proferir um discurso em que deve deixar de vez a corrida presidencial.
Outro a desistir da corrida presidencial após a primária da Carolina do Sul foi o magnata ambientalista Tom Steyer, na noite de sábado. Apesar de obter a terceira maior votação no estado, o resultado não foi suficiente para que ele conseguisse atribuir delegados para ele nas primárias do Partido Democrata.
Quem é Pete Buttigieg?
Aos 38 anos, Buttigieg era o mais jovem entre todos os pré-candidatos democratas. Quase metade das idades de Bernie Sanders e de Joe Biden.
Buttigieg tinha apenas como experiência política o cargo de prefeito de South Bend, cidade indiana com cerca de 100 mil habitantes. Ainda assim, ele despontou no cenário nacional do Partido Democrata com um discurso considerado moderado dentro da agremiação.
Homossexual, casado, veterano de guerra, Buttigieg serviu durante sete anos no setor de inteligência. Além disso, atuou como consultor da empresa de consultoria McKinsey.