Mundo

Manifestantes derrubam estátua do traficante de escravos Edward Colston em Bristol, na Inglaterra

07/06/2020

Manifestantes que participaram de um ato antirracista neste domingo (7) em Bristol, no sul da Inglaterra, derrubaram a estátua do traficante de escravos Edward Colston (1636-1721) e depois a jogaram em um rio que corta a cidade.

Protestos antirracismo vêm ocorrendo pelo mundo desde a morte de George Floydcidadão negro sufocado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos, no dia 29 de maio.

Colston fez fortuna no final do século 17. Estima-se que ele tenha transportado 84 mil homens, mulheres e crianças negociados como escravos na África ocidental – 19 mil morreram na jornada para o Caribe e para as Américas.

A estátua em tributo ao escravocrata havia sido erguida em 1895. A imprensa local informou que a homenagem sofria críticas fazia muito tempo, tendo sido alvo de diversas petições, a última com mais de 10 mil assinaturas.

Para derrubá-la, os manifestantes usaram uma corda. Depois, alguns colocaram o joelho sobre a estátua, em referência à ação policial que terminou com o assassinato de George Floyd.