Mundo
Donald Trump faz primeiro discurso após atentado
Fala acontece no último dia da Convenção Nacional do Partido Republicano
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Presidência, está discursando na Convenção Nacional do Partido Republicano nesta quinta-feira (18).
Este é o primeiro discurso de Trump desde que ele sofreu uma tentativa de assassinato, durante comício no último sábado (13). Ele apareceu no palco com um curativo na orelha direita.
Segundo o republicano, o texto foi modificado após o atentado.
A jaqueta e o capacete de Corey Comperatore, o bombeiro que morreu no ataque, foram levados ao palco.
Trump disse que seu discurso traz uma “mensagem de confiança, força e esperança” e que está concorrendo para todos os americanos.
Ele então afirmou que aceita a indicação do Partido Republicano para disputar as eleições presidenciais de 2024.
Trump descreve ataque
Trump também descreveu o momento do ataque durante o comício.
“Quando eu ouvi um barulho e senti algo me atingindo, algo me atingindo de um jeito muito forte, na minha orelha direita, eu falei, nossa, o que foi isso? Só pode ser uma bala. E coloquei a mão direita na orelha direita”, disse.
“E coloquei a mão direita na orelha direita, e aí eu vi que tinha sangue na minha mão. Havia sangue por toda parte. Eu soube imediatamente que era muito sério, que a gente estava ali sendo atacado. E houve esse movimento, então, para me jogar no chão”, ressaltou.
Trump ainda destacou o trabalho dos agentes do Serviço Secreto, que correram para protegê-lo.
“São ótimas pessoas. E eles ficaram em cima de mim para que eu ficasse protegido. Havia sangue por toda parte, mas ainda assim eu me senti muito seguro, porque eu tinha Deus comigo“, concluiu.
Leia também
ESTADOS UNIDOS O que se sabe sobre Thomas Matthew Crooks, homem que atirou em Trump, segundo FBI ESTADOS UNIDOS Trump diz que foi baleado na “parte superior da orelha direita”; veja declaração ESTADOS UNIDOS O que se sabe sobre Thomas Matthew Crooks, homem que atirou em Trump, segundo FBI TENTATIVA DE ASSASSINATO Como atentado contra Bolsonaro em 2018 se compara à tentativa de assassinato de Trump ESTADOS UNIDOS Biden ordena análise independente de atentado contra Trump; o que se sabe até agora ESTADOS UNIDOS “Era para eu estar morto”, diz Trump em primeira entrevista após ataque ESTADOS UNIDOS Donald Trump é oficializado como candidato presidencial do Partido Republicano ESTADOS UNIDOS Com curativo na orelha, Trump faz primeira aparição pública após atentado em comício ESTADOS UNIDOS Imprensa dos EUA questiona Serviço Secreto após atentado contra Trump ATENTADO A conspiração iraniana que fez segurança de Trump ser reforçada semanas antes de atentadoHomenagem a bombeiro morto no ataque
O ex-presidente pediu um momento de silêncio para Corey Comperatore, homem morto durante o atentado no comício.
“Peço que observemos um momento de silêncio em homenagem ao nosso amigo Corey”, disse Trump.
“Não há amor maior do que dar a vida pelos outros, este é o espírito que forjou a América nas suas horas mais sombrias e este é o amor que levará a América de volta ao cume da realização e da grandeza humanas. É disso que precisamos”, destacou.
Oficialização da candidatura à Presidência
Segundo uma fonte, Trump assinou documentos para aceitar a indicação como candidato presidencial nos bastidores, antes do discurso.
Na segunda-feira (15), o primeiro dia da convenção, os delegados – figura do sistema eleitoral dos EUA – votaram e oficializaram o nome do empresário como indicado da legenda.
Além disso, o evento também confirma o nome de JD Vance como candidato a vice-presidente na chapa de Trump.
Senador por Ohio, Vance discursou na quarta-feira (17). Ele falou sobre sua educação e atacou as políticas do presidente Joe Biden, argumentando que o democrata prejudicou comunidades como a que ele cresceu.