Mundo

Israel promete "furacão poderoso" em Gaza para forçar rendição do Hamas

Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, pediu que moradores deixem a cidade em meio à nova ofensiva

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 08/09/2025
Israel promete 'furacão poderoso' em Gaza para forçar rendição do Hamas
Tanques do exército israelense estacionados na fronteira entre Israel e Gaza | Jack Guez/AFP via Getty Images via CNN Newsource

Israel ordenou nesta segunda-feira (8) que os moradores da Cidade de Gaza saiam imediatamente após alertar que intensificaria os ataques aéreos e as operações terrestres na Faixa de Gaza em um "furacão poderoso" se o Hamas não libertasse os últimos reféns que mantém presos e se rendesse.

No que chamou de aviso final, os militares israelenses disseram ao grupo militante palestino que Gaza seria destruída se não desarmassem e libertassem 48 reféns capturados nos ataques de 2023 contra Israel, que desencadearam a guerra em Gaza.

Moradores disseram que as forças israelenses bombardearam a Cidade de Gaza pelo ar e explodiram veículos blindados antigos em suas ruas.

O Hamas, por sua vez, estudava a mais recente proposta de cessar-fogo dos EUA, apresentada no domingo com um aviso do presidente Donald Trump de que era a "última chance" do grupo militante.

"Eu digo aos moradores da Cidade de Gaza: vocês foram avisados ​​— saiam daí!", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acrescentando que Israel havia derrubado 50 "torres terroristas" nos últimos dias, em um anúncio para uma futura "operação terrestre" na Cidade de Gaza.

"Um poderoso furacão atingirá os céus da Cidade de Gaza hoje, e os telhados das torres terroristas tremerão", escreveu o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, no X.