Mundo

Israel planeja restringir áreas em Gaza para recuperar corpos de reféns

Ação faz parte das negociações com o Hamas após o acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 12/10/2025
Israel planeja restringir áreas em Gaza para recuperar corpos de reféns
Tropas de Israel se posicionam em Gaza após aprovação de cessar-fogo | ISRAELI MILITARY HANDOUT

Partes de Gaza serão declaradas “zonas fechadas” devido a preocupações com os restos mortais de reféns não devolvidos, de acordo com duas fontes israelenses familiarizadas com o assunto.

Israel exigiu essa condição como parte das negociações realizadas na semana passada, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, disseram as autoridades.
A CNN entrou em contato com o Hamas e com os mediadores para comentar o assunto.

Conforme informado anteriormente, em uma mensagem enviada às famílias dos 48 reféns restantes na noite de sábado, o coordenador de reféns Gal Hirsch reconheceu que nem todos os reféns mortos serão devolvidos dentro do prazo de 72 horas estipulado no acordo de cessar-fogo. Ele disse que Israel trabalhará com a força-tarefa internacional para localizar “todos os nossos amados reféns que foram mortos”.

“Exigimos, esperamos e atuamos para garantir um esforço de 100% por parte do Hamas, com o apoio da força-tarefa internacional, para cumprir esta missão e devolver todos os reféns mortos para um enterro adequado em Israel”, disse Hirsch.

A CNN também informou anteriormente que Israel estava ciente de que o Hamas não sabe a localização de todos os reféns mortos. Fontes disseram que é improvável que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu torpedeie o acordo de cessar-fogo por causa dessa questão, devido à intensa pressão dos Estados Unidos e da comunidade internacional, mas poderia usar o tema como vantagem nas negociações em andamento.