Polícia
Operação realizada pela Sema e Polícia Civil resulta em apreensão de veículos e multa de R$ 846 mil
Ação dentro da Operação Amazônia ocorreu nos municípios de Confresa, Canabrava do Norte e Querência
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente apreendeu, nesta semana, 2 tratores, 1 pá carregadeira e 1 caminhão basculante nos municípios de Confresa, Canabrava do Norte e Querência pela Operação Amazônia. Os infratores foram autuados em R$846 mil.
A operação ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, com apoio da Polícia Civil e visou o combate ao desmatamento ilegal em área de reserva legal, exploração ilegal de madeira e descumprimento de embargo.
Leia também
MEIO AMBIENTE Máquinas são apreendidas durante extração irregular de areia e desmatamento ilegal em MT MEIO AMBIENTE Operação Mata Virgem combate o desmatamento ilegal na região norte de MT DESMATAMENTO Veja Foto e Vídeo: Sema e PM flagram desmatamento ilegal com apoio de drones e tecnologia de geoprocessamento MATA VIRGEM II Polícia Civil e Sema realizam operação de combate ao desmatamento ilegal na região noroeste de MT DESMATAMENTO Veja Fotos e Vídeo: Polícia Ambiental impede desmatamento em MT, apreende trator e prende motorista OPERAÇÃO SURTUR PF combate desmatamento em MT e Pará equivalente a mais de 15 mil campos de futebol na Amazônia Legal BIOMAS Como 'anistiaço' do MP e governo de MT livrou fazendeiros de pagar indenizações por desmatamento MEIO AMBIENTE Veja Fotos e Vídeos: Três pessoas são presas por desmatamento ilegal em Marcelândia, MT DESMATAMENTO MPF consegue na Justiça a anulação de instrução normativa da Sema que reduzia controle sobre desmatamento no MTNo município de Confresa, uma propriedade foi autuada por desmatamento em área de reserva legal. Duas propriedades foram autuadas por descumprimento de embargo em Canabrava do Norte e em Querência foi deflagrada uma operação contra a exploração ilegal de madeira.
Os tratores apreendidos foram 1 trator esteira e 1 trator pneu. Também foram apreendidas 4 motosserras.
Operação Amazônia
A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais sob a coordenação da Sema. As equipes contam com auxílio de equipamentos de monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso e mantêm fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental.
A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.
Os agentes também apreendem e removem maquinários flagrados em uso para o crime, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.