Polícia
Polícia Civil de MT prende 13 integrantes de grupo criminoso de São Paulo que furtaram R$ 300 mil em Sorriso, MT
Também foram cumpridos outros mandados judiciais contra suspeitos que arrombaram e furtaram dinheiro de caixa eletrônico

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Chave Mestra, para cumprimento de 38 mandados judiciais contra um grupo criminoso de São Paulo responsável por arrombar e furtar caixas eletrônicos em Mato Grosso.
A investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), integrada com a Delegacia de Sorriso, identificou um plano arquitetado pelos criminosos que resultou na subtração de R$ 300 mil em dinheiro de um terminal de autoatendimento do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso.
Após violar o caixa eletrônico em agosto de 2024, o dinheiro foi rapidamente pulverizado e depositado em diferentes contas bancárias.
Leia também
HOMICÍDIO Polícia Civil prende mais dois alvos de operação que apura homicídio a mando de facção em Rondonópolis, MT VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Polícia Civil cumpre mandados de prisão por estupro de vulnerável em Vila Bela da Santíssima Trindade ESTELIONATO Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa envolvida em crimes de estelionato e extorsão CASO HELOYSA Polícia Civil conclui que crime que resultou na morte de adolescente encontrada em poço teve motivação passional TENTATIVA DE HOMICÍDIO Polícia Civil deflagra operação para apurar tentativa de homicídio a mando de facção em Matupá, MT VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA Polícia Civil prende mãe por tortura de filho de 2 anos em Várzea Grande OPERAÇÃO ÉDIPO Polícia Civil deflagra segunda fase de operação para investigar desaparecimento de jovem em Alto Taquari MORTE DE ADVOGADO Polícia Civil indicia caseiro e policial militar por execução de homicídio de advogado Renato Nery VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHER Polícia Civil prende homem acusado de estuprar a cunhada deficiente FROTA OCULTA Polícia Civil deflagra operação e desmonta esquema de furtos de grãos em Mato GrossoEmbasadas nas investigações da GCCO, as ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Anderson Clayton Dias Batista, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.
A ação para cumprimento dos mandados, além da GCCO, contou com a participação da Delegacia de Polícia de Sorriso e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil de São Paulo.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão, sendo seis preventivas e sete temporárias, 10 mandados de busca e apreensão, e 15 mandados de sequestro de bens (bloqueio de contas bancárias) nas cidades de Mauá, Araraquara e na capital de São Paulo.
Os alvos das prisões são os integrantes do grupo criminoso, todos do Estado de São Paulo. Com as diligências, foi possível identificar e individualizar a participação de cada investigado no furto qualificado e sua função específica dentro da organização criminosa.
Crime
No dia 22 de agosto do ano passado, a Delegacia de Polícia de Sorriso foi acionada para atender a ocorrência de arrombamento de um caixa eletrônico do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso.
Dois homens participaram diretamente na violação do terminal de autoatendimento. Ambos chegaram juntos no local e disfarçados com uniformes. Um terceiro homem também aparece na cena do crime observando a ação e dando cobertura aos executores.
A dupla se passou por funcionários de uma empresa contratada para realizar a manutenção dos caixas, adentraram no prédio e manusearam o equipamento eletrônico.
O terminal frequentemente apresentava problemas, o que tornou habitual a presença de técnicos de manutenção, motivo pelo qual as condutas dos suspeitos não despertaram desconfiança, permitindo que o furto fosse realizado sem que ninguém notasse.
Investigação
Na ocasião, foram realizadas perícias e os policiais civis de Sorriso iniciaram os primeiros levantamentos para esclarecer o furto. Diante da natureza do delito, a Gerência de Combate ao Crime Organizado foi informada para continuar as investigações.
As checagens, consultas, verificações de câmeras e análises de imagens resultaram na identificação de autoria, do veículo usado no crime, bem como na dinâmica, deslocamento (ida e volta) entre São Paulo e Mato Grosso, modus operandi e divisão de tarefas dos investigados.
Indiciamentos
Foram identificadas 13 pessoas, que respondem o inquérito instaurado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e organização criminosa.