Polícia
Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop
Mandados são cumpridos em Sinop e na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta segunda-feira (24), a Operação Primum, para cumprimento de 41 ordens judiciais, com alvo em uma facção criminosa, atuante em Sinop e região e com conexões no estado do Rio de Janeiro.
As ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão temporária, 10 de busca e apreensão domiciliar, 12 sequestros de bens e ativos, três sequestros de veículos e quatro medidas cautelares diversas, foram expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop.
Leia também
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Polícia Civil prende homem procurado por estupro de vulnerável em Terra Nova do Norte, MT OPERAÇÃO HELENA Polícia Civil deflagra operação e mira integrantes de facção criminosa em Marcelândia, MT OPERAÇÃO BINÔMIO DO MAL Polícia Civil prende preventivamente casal envolvido em crimes físicos e psicológicos contra sobrinhos OPERAÇÃO MACULATOS Polícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande OPERAÇÃO CARTA CONTEMPLADA Polícia Civil deflagra "Operação Carta Contemplada” em Sinop VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra pai investigado por estupro de vulnerável OPERAÇÃO APÓSTATA Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandado contra faccionados na zona rural de Juscimeira OPERAÇÃO MANÁ Polícia Civil prende três investigados por sequestrar irmãos, torturar e matar um deles em Rondonópolis, MT OPERAÇÃO RESONA Polícia Civil mira Comando Vermelho com base em Lucas do Rio Verde e conexões no Rio de Janeiro OPERAÇÃO TEREZA DE BENGUELA Polícia Civil deflagra operação contra autores de violência domésticaOs alvos são suspeitos do crime de extorsão, no valor superior a R$ 169 mil, praticado contra dois empresários do município de Sinop. Os mandados foram expedidos com base em investigações conduzidas Delegacia de Repressão ao Crime Organizado de Sinop e cumpridos no município mato-grossense e quatro deles na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop. A ação resultou na apreensão de três armas de fogo tipo pistola e no sequestro do valor de R$ 169 mil.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
Renorcrim
A Operação faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores públicos dos 26 estados e Distrito Federal e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar estratégias de inteligência de combate de forma duradoura à criminalidade.