O vídeo os Conselheiros da Vergonha de 2 min e 04 seg viralizou na rede em poucas horas. A publicação mostra 73 mil visualizações e mostra como os conselheiros se aproveitaram do cargo que ocupavam para cometer uma gama de crimes, entre eles a extorsão de R$ 53 milhões contra o ex-governador Silval Barbosa(MDB).
A corrupção dos conselheiros que foram afastados pelo Supremo Tribunal federal(STF) foi denunciado durante todo o ano de 2015 pelos jornalistas Pedro Ribeiro, Laerte Lannes e Claúdio Natal. O vídeo mostra cada crime praticado pelos conselheiros como desvio de diárias, contratos fraudulentos e direcionados, fraude no fisco, compra de vaga no TCE, enriquecimento ilícito, achaque e formação de quadrilha.
É certo que os conselheiros afastados iriam continuar os crimes, com certeza, se não fosse os jornalistas iniciarem uma longa investigação. Juntos, eles conseguiram ajudar a desmontar uma das maiores organizações já articulada nos últimos anos no ‘seio’ do Tribunal de Contas do estado.
Eles(conselheiros), no entanto, continuaram delinquir – ao ponto de serem alvos de uma Operação da Polícia Federal em 2017, na Operação Malebolge, “do fim do mundo”. O mundo, porém, ainda não acabou para os conselheiros que terão a difícil missão de explicar como e por que conseguiram milhões em Patrimônio.