Política
Senadores avaliam perda de mandato da Juíza Selma só no dia 3 de Março
A Mesa Diretora do Senado designou o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) para relatar o processo. Ele avaliará apenas se é preciso aguardar o trânsito em julgado ou se a cassação já pode ser declarada a partir da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"É o que está na Constituição. É um ato declaratório, não temos a capacidade de deliberação", disse Alcolumbre.
A senadora terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa ao relator. Selma Arruda já declarou que espera que o Senado opte por aguardar o esgotamento de todos os recursos antes de declarar a cassação.
O TSE decidiu em 10 de dezembro de 2019 cassar o mandato de Selma Arruda e convocar novas eleições para preencher sua vaga no Senado. Ela ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O relatório de Eduardo Gomes será apresentado para a Mesa, composta por 7 senadores titulares e 4 suplentes, que votarão sobre quando a cassação pode ser declarada.
Sobre o processo definido nesta quarta-feira, a defesa da senadora afirmou, em nota, que “há vícios procedimentais na decisão da Mesa do Senado que serão apresentados em nossa defesa e também ao STF".
"Não se trata ainda de rediscutir o mérito, mas sim da garantia de isonomia no tratamento à senadora, conforme precedente do próprio Senado”, disse o advogado de Selma Arruda, Gustavo Bonini Guedes.