Política
Comandante do Exército: cenário global sugere “atenção redobrada” da Defesa
Em discurso na cerimônia em alusão ao Dia do Exército, comandante Tomás Paiva alertou para mudanças geopolíticas rápidas em todo o mundo

O general Tomás Paiva, comandante do Exército, defendeu, na manhã desta quarta-feira (16), “atenção redobrada” à proteção dos brasileiros e dos princípios constitucionais, diante da celeridade das mudanças geopolíticas ao redor do mundo.
A fala foi feita na abertura da cerimônia do Dia do Exército e de Comemoração do Jubileu de 80 anos das Vitórias da Força Expedicionária Brasileira, na Itália, realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília.
Paiva mencionou que as mudanças acarretaram num aumento de investimentos em defesa ao redor do mundo.
“Os investimentos em defesa vêm crescendo exponencialmente em todas as regiões do globo, uma realidade que sugere ao nosso país atenção redobrada em relação à proteção dos brasileiros e dos ativos consagrados pela Constituição. A defesa nacional precisa estar preparada para enfrentar ameaças híbridas, difusas e multidimensionais, que não se manifestam clareamento como os conflitos convencionais do passado”, alertou o comandante.
Investimentos
Paiva defendeu que a diplomacia e as Forças Armadas devem andar lado a lado, e que os investimentos constantes na renovação de equipamentos e sistemas é necessário.
“A diplomacia ativa e as Forças Armadas robustas, representando as instituições de Estado, devem caminhar lado a lado para garantir a nossa independência, promover a igualdade soberana entre as nações e contribuir para a solução pacífica dos conflitos internacionais”, destacou.
Autoridades
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e por outras autoridades, como os ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, Jader Filho, das Cidades, José Múcio Monteiro, da Defesa, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), também assistiu à cerimônia ao lado do presidente da República.