Política
Lula assina decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade Econômica
Norma deve ser usada para retaliar tarifas anunciadas por Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica. O texto será publicado no DOU (Diário Oficial da União) na terça-feira (15).
A norma é uma resposta às tarifas econômicas impostas ao Brasil de forma unilateral, como o anúncio de 50% ao Brasil feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a futuras decisões de outras economias mundiais.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, adiantou em entrevista coletiva nesta tarde que Lula assinaria o texto.
“O decreto não cita países, assim como a lei não cita. A lei autoriza o Executivo a adotar medidas de proteção do país quando medidas extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países”, afirmou o ministro.
Aprovada pelo Congresso Nacional em 2 de abril, a Lei da Reciprocidade estabelece critérios de proporcionalidade para a adoção de medidas em resposta a barreiras impostas a produtos e interesses brasileiros.
Leia também
TARIFAÇO DE TRUMP Lula e Trump: Brasil e Estados Unidos vivem pior momento das relações entre os dois países? TARIFAÇO DE TRUMP Lula pede a ministros postura “firme” e “sóbria” em debate com EUA TARIFAÇO DE TRUMP Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA TARIFAÇO DE TRUMP 'Tarifa de Trump não afeta em nada apoio de Jair Bolsonaro entre eleitores fiéis', diz pesquisadoraPela norma, o Brasil pode oferecer a cidadãos e governos estrangeiros o mesmo tratamento que eles conferem ao país, seja em questões comerciais, concessão de vistos, relações econômicas ou diplomáticas.
A legislação autoriza o governo brasileiro a reagir a ações externas que afetem negativamente a competitividade internacional do país.