Política
Tarifaço: Se Lula sinalizar para mim, eu negocio com o Trump, diz Bolsonaro
Ex-presidente afirmou que "quem não conversar, vai pagar um preço alto"

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (17) que, caso o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizasse positivamente e seu passaporte, apreendido pela PF (Polícia Federal), fosse devolvido, ele mesmo poderia negociar as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
"Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump. (...) Quem não vai conversar vai pagar um preço alto", afirmou em coletiva de imprensa.
O ex-presidente disse acreditar que tudo “vai ficar pior” e acha “que teria sucesso em ter uma audiência com Trump”.
“Trump jogou pesado com a China, não vai jogar com o Brasil? (...) Ele não quer o Brasil cada vez mais próximo da Venezuela”, afirmou o ex-presidente.
Para ele, “está na cara” que o presidente dos Estados Unidos não vai “ceder” nos anúncios feitos, por isso a importância da negociação.
“O Brasil está ficando isolado, economicamente vamos ficar nós e a China. Por quatro, ou cinco vezes ele [Trump] citou o meu nome, ele quer restabelecer a democracia”, completou.
Leia também
POLÍTICA INTERNACIONAL Trump acusa Brasil de fazer 'caça às bruxas' contra Bolsonaro, e Lula reage: 'Não aceitamos interferência' TARIFAÇO DE TRUMP O que esperar após Trump anunciar nova tarifa de 50% sobre Brasil em resposta à 'perseguição' a Bolsonaro TARIFAÇO DE TRUMP A dura carta de Trump a Lula sobre tarifa contra Brasil: 'Julgamento de Bolsonaro não deveria estar acontecendo. Parem imediatamente' TARIFAÇO DE TRUMP Trump diz que pode negociar tarifa de 50% com Lula, mas 'não agora', e volta a elogiar Bolsonaro TARIFAÇO DE TRUMP Bolsonaro vincula tarifaço de Trump a anistia e mina esforços de aliados para responsabilizar Lula TARIFAÇO DE TRUMP 'Tarifa de Trump não afeta em nada apoio de Jair Bolsonaro entre eleitores fiéis', diz pesquisadora TENTATIVA DE GOLPE PGR aponta Bolsonaro como líder de plano golpista; veja os crimes TENTATIVA DE GOLPE Penas máximas para crimes atribuídos a Bolsonaro podem levar a uma condenação de 43 anos de prisão; entenda TENTATIVA DE GOLPE STF vê “provas fartas” para condenar Bolsonaro TENTATIVA DE GOLPE Não cogito pedir asilo, diz Bolsonaro após alegação final da PGRTarifas de 50%
Na quarta-feira da semana passada, Trump anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto.
Em uma carta publicada e direcionada a Lula, o republicano atribui a cobrança a uma relação que diz ser injusta com o país e à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com Bolsonaro.
O presidente Lula, por sua vez, rebateu afirmando que a carta foi “total falta de respeito”.