Política

Messias pede para Gilmar reconsiderar sobre impeachment de ministros do STF

Manifestação pede que medida cautelar seja reconsiderada por Gilmar Mendes, próprio ministro relator; e também tenha efeitos suspensos até o julgamento em definitivo das ações pelo Plenário

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 03/12/2025
Messias pede para Gilmar reconsiderar sobre impeachment de ministros do STF
O advocacia-geral da União, Jorge Messias, pediu ao ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal) | José Cruz/Agência Brasil

O advocacia-geral da União, Jorge Messias, pediu ao ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), para reconsiderar a decisão que torna exclusiva a PGR (Procuradoria-Geral da República) autoria dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (3), na ação que trata sobre dispositivos da Lei do Impeachment.

Messias é chefe da AGU (Advocacia-Geral da União) e foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar vaga no Supremo.

Gilmar Mendes é relator das ADPFs (Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental) 1259 e 1260, apresentadas pelo partido Solidariedade e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). As ações sustentam que diversos trechos da legislação de 1950 não foram recepcionados pela Constituição Federal de 1988.