Brasil

Semana que tem início do inverno será de temperaturas amenas em parte do Sul e Sudeste; veja previsão do tempo

Estação, que vai até 22 de setembro, é marcada pelo período menos chuvoso de Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM G1 20/06/2022

A semana que começa nesta segunda-feira (20) será de temperaturas amenas em parte do Sul e Sudeste do país, apesar do início do inverno.

A nova estação começa oficialmente nesta terça-feira (21) às 06h14 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do AmazonasPará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.

O início da estação é chamado de solstício de inverno – dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano. Geralmente, ele ocorre em 22 de junho, mas pode ocorrer entre 21 e 23. Neste ano, será às 06h13 desta terça (21).

A estação termina em 22 de setembro às 22h04, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Inmet, por causa das massas de ar frio que vêm do sul do continente, pode haver:

  • queda da temperatura média do ar, com valores abaixo de 22ºC no leste do Sul e Sudeste;
  • formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul;
  • neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul;
  • episódios de friagem em Mato GrossoRondôniaAcre e no sul do Amazonas.

No período da manhã, pode haver, também, formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar, que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais e de doenças respiratórias.

Previsões por região

Sul

No Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média em grande parte da região, segundo o Inmet, por causa do fenômeno La Niña.

No oeste dos três estados e no extremo sul do Rio Grande do Sul, entretanto, as chuvas devem ficar na média ou ligeiramente acima dela, segundo a previsão.

Já as temperaturas devem ficar próximas e abaixo da média para grande parte da região – principalmente em julho e agosto – por causa da entrada de massas de ar polar no continente. Pode haver geada em alguns lugares, principalmente nos de maior altitude.

A única exceção à tendência é o norte do Paraná, onde as temperaturas podem ficar acima da média.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:

  • Curitiba: mín. 11°C/máx. 20°C nesta segunda (20); mín. 11°C/máx. 22°C na terça (21); mín. 14°C/máx. 25°C na quarta (22).
  • Florianópolis: mín. 14°C/máx. 21°C nesta segunda (20); mín. 14°C/máx. 21°C na terça (21); mín. 16°C/máx. 24ºC na quarta (22).
  • Porto Alegre: mín. 6°C/máx. 19°C nesta segunda (20); mín. 10°C/máx. 17°C na terça (21); mín. 14ºC/máx. 16°C na quarta (22).