Esportes

Douglas Brose é prata no caratê nos Jogos Pan-Americanos

11/08/2019
Douglas Brose conquistou a última medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Neste domingo (11), ele ficou com a prata no caratê até 60 kg, após perder a final para o chileno Joaquin Gonzalez.   "Foi mais uma conquista para minha história. Fiquei alguns meses afastado e chegar a uma final dá muita força para continuar lutando", afirma.
Essa foi a quarta medalha do brasileiro de 33 anos. No Rio 2007 e em Guadalajara 2011, ele conquistou o bronze. Em Toronto 2015, foi campeão. Além de ter sido campeão mundial em 2010 e 2014.
A partir de agora, Douglas vai voltar a atenção para estar nas Olimpíadas de Tóquio 2020. "Vou correr atrás da vaga olímpica. Esse é o foco mais importante da minha vida", lembra. Lá, ele vai ter de lutar na categoria até 67 kg e competir com Vinícius Figueira, já que não terá a categoria até 60 kg nos Jogos.   Após perder a final para o americano Thomas Schott, Hernani Veríssimo dedicou a conquista à mãe. "Estou muito feliz por garantir essa medalha. Vi que falta pouco para conseguir mais títulos. Ontem, também foi aniversário da minha mãe. Então, essa conquista foi ainda mais especial", comemora.   O caratê encerra a participação em Lima com sete medalhas: o ouro de Valéria Kumizaki (até 55 kg), as pratas de Hernani Veríssimo (até 75 kg) e Douglas Brose (até 60 kg) e os bronzes de Vinicius Figueira (até 67 kg), Jessica Linhares (até 50 kg), Carolaini Pereira, Sabrina Pereira, Izabel Cardoso (kata feminino por equipe) e Guilherme Silva, Lucas Santos e Victor Mota (kata masculino por equipe).   A modalidade está no programa da competição desde 1995 e os brasileiros têm 39 medalhas, sendo 10 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze.