Mundo
Negociação entre Mercosul e UE foi concluída e há texto de comum acordo, diz chanceler do Uruguai
Reunião entre diplomatas é preparatória para o encontro de chefes de Estado que acontece nesta sexta, 6

A negociação entre delegações do Mercosul e da União Europeia foi concluída. A afirmação foi dada pelo chanceler do Uruguai, Omar Paganini, após reunião com o negociador chefe dos europeus em Montevidéu, nesta quinta-feira (5).
“Fizemos um repasse da situação da negociação com os europeus e chegamos a um texto de comum acordo”, disse o chanceler aos jornalistas que acompanham a reunião de Cúpula do Mercosul.
A reunião entre os diplomatas é preparatória para o encontro de chefes de Estado que acontece nesta sexta-feira (6).
Leia também
ACORDOS COMERCIAIS Lula atrai apoio da Alemanha para tentar salvar acordo Mercosul-UE após 'ducha de água fria' da França LIVRE COMÉRCIO O que Brasil pode perder com demora para acordo Mercosul-União Europeia? ENCONTRO DO MERCOSUL Em nota, Mercosul e União Europeia se dizem 'engajados' em concluir acordo comercial ACORDO COM O MERCOSUL Protestos de agricultores levam a França a pressionar a União Europeia a encerrar negociações de acordo comercial com o Mercosul FORÚM BRASIL/FRANÇA Após apelos de brasileiros, Macron diz que Mercosul-UE é péssimo e pede “novo acordo” MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA Chefe da UE vai ao Uruguai em apoio a acordo com Mercosul apesar de oposição de Macron MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA França acredita que UE corre “risco” ao finalizar acordo com Mercosul, diz fonteEstão presentes os presidentes Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião, Luis Lacalle Pou (Uruguai).
Mais cedo, chegou à capital uruguaia a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
Paganini explicou que, após a conclusão do texto na reunião de hoje, os líderes “basicamente poderão se reunir e conversar, o que vai acontecer amanhã (sexta-feira) de manhã”.
“Se pronunciaram todos os países (do Mercosul) a favor do acordo que se chegou com a União Europeia a respeito do texto”, disse o chanceler uruguaio, ao comentar que, diante desse resultado, há expectativa de que o texto seja ratificado pelos líderes.
Na sexta-feira, explicou Paganini, “haverá uma reunião de líderes e se encerraria o processo de negociação”. “E amanhã vocês acompanharão o que os líderes comunicarão”, disse.