Mundo

EUA iniciam investigação sobre práticas comerciais do Brasil

Em comunicado, o USTR cita investigações em diversos setores, como comércio digital, serviço de pagamentos eletrônicos e acesso ao mercado de etanol

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 15/07/2025
EUA iniciam investigação sobre práticas comerciais do Brasil
O escritório do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) anunciou na terça-feira (15) que iniciou uma investigação sobre as práticas comerciais "desleais" do Brasil | Alan Santos/PR

O escritório do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) anunciou na terça-feira (15) que iniciou uma investigação sobre as práticas comerciais "desleais" do Brasil.

A investigação, previamente anunciada pelo presidente Donald Trump, buscará determinar se os atos, políticas e práticas do Brasil relacionados ao comércio digital e tarifas preferenciais, entre outros, são "irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem" o comércio dos EUA.

Em comunicado, o USTR cita investigações em diversos setores, como comércio digital, serviço de pagamentos eletrônicos e acesso ao mercado de etanol.

“Sob a orientação do Presidente Trump, estou iniciando uma investigação nos termos da Seção 301 sobre os ataques do Brasil às empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos americanos”, disse o embaixador Jamieson Greer.

Segundo o comunicado, "as práticas comerciais desleais do Brasil" cria barreiras para a entrada de bens americanos "há décadas".