O Governo de Mato Grosso voltou atrás quanto ao confinamento da população mato-grossense e liberou o comércio para funcionar.
O novo decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na quinta feira, 26, e ele explicou as novas mudanças pela rede social.
O governo, no entanto, adverte os comerciantes para que respeitem normas de prevenção ao Covid-19, o novo coronavírus.
O principal motivo para que o comércio no estado passasse a funcionar – afirmou Mauro Mendes – é a preocupação do funcionamento das empresas, a garantia dos empregos e o aquecimento na economia. Na quarta feira, 25, o presidente Jair Bolsonaro(sem partido) também criticou as medidas de isolamento e defendeu a reabertura do comércio.
Mas, Mendes garante que a atitude de flexibilização do decreto não aconteceu por causa do pronunciamento do presidente.
O novo decreto dá permissão para o funcionamento do transporte individual remunerado e transporte intermunicipal para funcionários.
Mas, continua proibido ainda a abertura de parques públicos e privados, praias de água doce, teatro, cinema, museus, casas de shows, festas, feiras, academias, ginásios esportivos e campos de futebol, missas, cultos e celebrações religiosas e outros eventos e atividades que demandem aglomeração ou reunião de pessoas.
Os velórios só podem ter até 20 pessoas. “Se você não precisa sair de casa, não saia. Respeitamos a autonomia dos gestores municipais, mas, se quiserem agir diferente, precisam fazer um estudo para justificar outras paralisações”, disse o governador.