Política

Quem é a Professora Débora, uma ex-feirante que estudou com sacrifício, se tornou referência na educação de Cuiabá e se lança como pré-candidata

Ela passou a ser uma das referências na educação de resultado em Cuiabá

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA 09/06/2024
Quem é a Professora Débora, uma ex-feirante que estudou com sacrifício, se tornou referência na educação de Cuiabá e se lança como pré-candidata
Filiada ao MDB, casada, mãe e avô, ela promete impactar suas experiencias na Câmara de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá

A professora, Débora Marques Vilar, acredita que tanto na política quanto na matemática, números exatos – como dois mais dois sejam quatro – servem para mostrar que o resultado de um quoeficiente é certo e exato.

E com base nessa convicção e na arte do convencimento, com um enorme curriculum na mão e com a outra segurando um copo de guaraná ralado, que ela apresenta aos eleitores cuiabanos para uma provável vaga de vereadora nas próximas eleições.

Ela tenta se equilibrar – dizendo que não há eleição ganha antes do dia – ao mesmo tempo em que inicia um verdadeiro périplo pelos bairros cuiabanos, apresentado suas propostas para ser defendido no parlamento, mas, principalmente, mostrando seus sacrifícios, suas lutas e conquistas, desde quando iniciou a trabalhar.

Cuiabana de nascimento, e oriunda de uma família humilde de oito irmãos, começou a trabalhar muito cedo como feirante para ajudar o sustento da família, mas, sem perder a ternura jamais em ser professora.

Após anos na informalidade correu atrás dos seus sonhos e conseguiu cursar magistério no ensino médio em escola pública.

E passou a atuar como estagiária em salas de aulas.

Anos mais tarde, graduou-se em Pedagogia e se tornou professora, profissão que ela sempre foi apaixonada. Ela lecionou na educação infantil, EJA, Senai, ensino médio e nível superior.

Foi aprovada em concurso público no munícipio de Cuiabá e exerce importantes cargos na pasta.

Passou a ser uma das referências na educação de resultado em Cuiabá.

Contribuiu ainda com seus préstimo para a educação de Mato Grosso, onde foi coordenadora de Planejamento, superintendente da gestão escolar, diretora especial da secretaria cultura, esporte e turismo de Cuiabá, secretária adjunta de educação da Prefeitura de Cuiabá, presidente da comissão de estágio probatório da secretaria municipal de educação de Cuiabá(SME), presidente da comissão de qualificação profissional da SME e secretária municipal de agricultura, trabalho e desenvolvimento econômico da Prefeitura de Cuiabá.

Filiada ao MDB, casada, mãe e avô, ela promete impactar suas experiencias na Câmara de Cuiabá, em defesa da mulher, educação, cultura, esporte e agricultura familiar.

Mesmo com várias atribuições, ela é uma fera.

E um dos principais motivos é a sedimentação, a democratização e a expansão dos recursos da educação para as escolas municipais públicas cuiabanas.

E onde ela conseguiu pulverizar nos quatros cantos da cidade.

Com todo o seu carisma, até mesmo como amortecedor, a ex-feirante perseverou e conseguiu realizar um dos mais brilhantes sonhos mundiais: ser professora. E a respostas a toda essa luta, ela costuma responder: trabalho e sensibilidade com a educação.