Mundo

Quem é Genaro García Luna, ex-chefe anti-narcotráfico do México condenado nos EUA por ajudar cartel do Chapo

Durante anos ele foi considerado um dos homens mais poderosos do México, o homem que liderou a guerra contra os cartéis de drogas. Hoje, aos 54 anos, Genaro García Luna é o ex-funcionário mexicano de mais alto escalão condenado por acusações relacionadas

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM BBC BRASIL 22/02/2023
Quem é Genaro García Luna, ex-chefe anti-narcotráfico do México condenado nos EUA por ajudar cartel do Chapo
Foto: Getty Imagens

Durante anos ele foi considerado um dos homens mais poderosos do México, o homem que liderou a guerra contra os cartéis de drogas.

Hoje, aos 54 anos, Genaro García Luna é o ex-funcionário mexicano de mais alto escalão condenado por acusações relacionadas ao narcotráfico.

O julgamento ocorreu ao longo de cinco semanas em um tribunal de Nova York, o mesmo em que Joaquín "el Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de Sinaloa, foi julgado entre 2018 e 2019 e condenado à prisão perpétua.

Foi justamente no processo de el Chapo que surgiram alguns dos testemunhos que ligavam García Luna às atividades do cartel.

A promotoria o indiciou por cinco acusações. O júri o considerou culpado em todas.

Luna foi acusado de receber milhões de dólares em propina do grupo liderado por El Chapo para trazer cocaína para os EUA enquanto ocupou altos cargos de segurança, especialmente o de secretário de Segurança Pública no governo de Felipe Calderón entre 2006 e 2012.

Ele também foi indiciado por crime organizado e por mentir para as autoridades americanas.

Agora ele pode passar entre 20 anos e o resto de sua vida na prisão. Sua pena será anunciada em junho.

García Luna pode passar 20 anos na prisão — Foto: Reuters via BBC

García Luna pode passar 20 anos na prisão — Foto: Reuters via BBC

Seu julgamento mostrou como o crime organizado estava infiltrado no topo do sistema judiciário mexicano durante um dos períodos mais sangrentos da guerra do narcotráfico.