Brasil
Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano
Mais de 1,5 mil óbitos estão em investigação
O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.
Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.
Leia também
SAÚDE PÚBLICA Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados SAÚDE PÚBLICA Estado do Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue SAÚDE PÚBLICA Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano MOBILIZAÇÃO NACIONAL Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito SAÚDE PÚBLICA A corrida 'urgente' para encontrar remédios efetivos contra a dengue SAÚDE PÚBLICA Pesquisa constata que dengue se espalha para o Sul e Centro-Oeste SAÚDE PÚBLICA Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para mais 154 cidades SAÚDE PÚBLICA Surto de dengue nas Américas pode ser o maior da história, alerta OpasNessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.
“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.
Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.
Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.