Esportes
Beatriz Souza vence final do judô e garante 1º ouro do Brasil
Judoca brasileira superou a israelense Raz Hershko
Uma semana depois da abertura oficial, chegou, enfim, a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No começo da tarde desta sexta-feira (2), Beatriz Souza superou a israelense Raz Hershko e foi campeã na categoria +78kg do judô feminino.
Bia Souza mostrou agressividade logo no começo do combate e, com apenas 44 segundos, aplicou um o-soto-guruma para liderar com um waza-ari. Com 2 minutos e 43 segundos, ambas sofreram punição por falta de pegada, o shido. Com 3 minutos e 49 segundos, mais um shido para ambas, agora por falta de combatividade.
Antes de vencer a final, Beatriz Souza tinha vencido três lutas. Primeiro, derrotou a nicaraguense Izayana Marenco após ippon com poucos segundos. Depois, levou a melhor sobre a sul-coreana Kim Hayun em duelo eletrizante. Na sequência, foi algoz da francesa Romane Dick.
Leia também
OLIMPÍADAS DE PARIS Autor de foto icônica de Medina em Teahupoo explica clique certeiro: "Fazendo o que amo" OLIMPÍADAS DE PARIS Brasil conquista medalha inédita por equipes da ginástica artística; EUA ficam com o ouro OLIMPÍADAS DE PARIS Marta é expulsa, Brasil perde para a Espanha e aguarda outros jogos para saber destino OLIMPÍADAS DE PARIS Rebeca Andrade ilumina Paris com a medalha de prata no individual geral da ginástica nas Olimpíadas OLIMPÍADAS DE PARIS Caio Bonfim fatura prata inédita para o Brasil na marcha atléticaMedalhas brasileiras
Foi a sétima medalha do Brasil em Paris. Duas delas tinham vindo com os também judocas Willian Lima, que ficou com a prata após perder a final para o japonês Hifumi Abe na categoria até 66kg; e Larissa Pimenta, que venceu a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg para ficar com o bronze.
Outras duas vieram na ginástica: uma, com o time feminino, bronze na final por equipes; outra, com Rebeca Andrade, prata no individual geral feminino. A skatista Rayssa Leal, bronze no skate street feminino; e o marchador Caio Bonfim, ganhador da prata; também foram ao pódio.