Mundo
Putin diz que Rússia usou novo míssil balístico de médio alcance contra Ucrânia
Putin pontuou que, após o ataque da Ucrânia com mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos e Reino Unido, o conflito regional ganhou elementos de um conflito "global"
O presidente russo Vladimir Putin disse, nesta quinta-feira (21), em um discurso televisionado, que a Rússia lançou um ataque com mísseis balísticos de médio alcance contra uma instalação militar da Ucrânia em resposta à recente ofensiva ucraniana com mísseis ocidentais.
Mais cedo nesta quinta-feia, a Ucrânia acusou a Rússia de usar um míssil balístico intercontinental durante um ataque, um dispositivo que pode carregar uma ogiva nuclear e tem alcance de milhares de quilômetros.
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA Como Rússia está usando Brics e reunião em Kazan para reforçar sua posição 'anti-Ocidente' BRICS Rússia sugeriu que Dilma continue na presidência do Banco dos Brics, diz Putin TRIBUNAL RUSSO Rússia multa Google em valor maior do que todo dinheiro que existe no mundo GUERRA NA UCRÂNIA A nova tática da Rússia de atacar civis com drones para gerar pânico na população GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Qual o papel de Rússia e China no conflito entre Israel e Irã GUERRA NA UCRÂNIA O enorme ataque da Rússia a infraestrutura de energia da Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis de longo alcance dos EUA para atacar Rússia GUERRA NA UCRÂNIA Rússia alerta que uso de mísseis dos EUA aumentará tensão na guerra da Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Ataque da Ucrânia à Rússia com mísseis dos EUA: como a decisão de Biden pode ampliar guerraPutin pontuou que, após o ataque da Ucrânia com mísseis de longo alcance fornecidos pelo Ocidente, o conflito regional ganhou elementos de um conflito “global”.
“Em resposta ao uso de armas de longo alcance americanas e britânicas, em 21 de novembro deste ano, as forças armadas russas lançaram um ataque combinado a uma das instalações do complexo militar-industrial da Ucrânia”, disse.
Além disso, o líder russo alegou que a ação ucraniana não alterará o resultado do que ele classifica como “operação militar especial” e nem a situação no país invadido.
O presidente russo afirmou que os ataques foram feitos testando o sistema de mísseis hipersônicos “Oreshnik”.
“Em condições de combate, um dos mais novos sistemas de mísseis de médio alcance russos foi testado, entre outras coisas. Neste caso, com um míssil balístico em um equipamento hipersônico livre de armas nucleares.”