Política

Ao lado de Macron, Lula diz que programa de submarino garante soberania brasileira no litoral

Líderes participaram do lançamento da embarcação "Tonelero" em Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27)

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 27/03/2024
Ao lado de Macron, Lula diz que programa de submarino garante soberania brasileira no litoral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron | Ricardo Stuckert/PR

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (27), que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha, o Prosub, garante a soberania brasileira no litoral. A declaração foi feita durante o lançamento do submarino “Tonelero” em Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro.

“Hoje, com o complexo instalado aqui, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O Prosub garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, disse Lula.

“Hoje é um dia memorável, porque eu tinha insistido para o presidente Macron vir ao Brasil, conhecer esse estaleiro, porque ele diz que é um dos mais modernos do mundo, mas eu disse para ele que se ele viesse, ele não iria ver um dos mais modernos, ele iria ver o estaleiro mais sofisticado desse século, construído aqui no Brasil para, junto com a França, construir o nosso primeiro submarino de propulsão nuclear”, acrescentou o mandatário.