Mundo
Putin diz que começou guerra na Ucrânia sem preparação e queria ter atacado antes
Em tradicional entrevista coletiva de fim de ano, presidente russo foi questionado se ele faria algo diferente se pudesse voltar no tempo até o início de 2022 e mudar algo
O presidente Vladimir Putin disse, nesta quinta-feira (19), que a Rússia deveria ter iniciado sua chamada “operação militar especial” na Ucrânia antes de fevereiro de 2022 e que deveria estar mais bem preparada para isso.
A declaração de Putin foi dada durante sua tradicional entrevista coletiva de fim de ano, realizada em Moscou.
O presidente russo foi questionado se ele faria algo diferente se pudesse voltar no tempo até o início de 2022 e mudar algo.
Putin declarou que a Rússia começou a guerra “sem nenhuma preparação especial” porque era impossível esperar e ver a situação piorar ainda mais.
Quando perguntado sobre como o conflito o mudou, Putin disse que agora brinca menos e quase parou de rir.
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA Rússia alerta que uso de mísseis dos EUA aumentará tensão na guerra da Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Ataque da Ucrânia à Rússia com mísseis dos EUA: como a decisão de Biden pode ampliar guerra GUERRA NA UCRÂNIA Putin diz que Rússia usou novo míssil balístico de médio alcance contra Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Rússia diz que ataque com míssil na Ucrânia foi aviso ao Ocidente “imprudente” GUERRA NA UCRÂNIA Novo míssil hipersônico da Rússia “transforma tudo em pó”, diz Putin GUERRA DA UCRÂNIA Qual será a resposta de Putin por morte de general que chefiava forças nucleares na Rússia?Putin diz que Rússia está mais perto de atingir objetivos na Ucrânia
Durante a coletiva, Putin também afirmou que as forças russas estão avançando para atingir seus objetivos no campo de batalha na Ucrânia e elogiou o que ele disse ser a “invencibilidade do novo míssil hipersônico da Rússia”.
Respondendo perguntas na TV estatal durante a tradicional coletiva de final de ano, Putin disse que as forças de Moscou estão avançando ao longo de toda a frente de batalha.
“Devo dizer que a situação está mudando drasticamente… Há movimento ao longo de toda a linha de frente. Todos os dias”, declarou ele.
Analistas militares ocidentais e russos dizem que a Rússia está avançando no leste da Ucrânia no ritmo mais rápido desde 2022, tomando vilarejo após vilarejo e ameaçando cidades estrategicamente importantes, como Pokrovsk, um importante centro rodoviário e ferroviário.
“Nossos combatentes estão recuperando território por quilômetro quadrado todos os dias”, disse Putin.
Ele afirmou que a luta é complexa, por isso é “difícil e inútil adivinhar o que está por vir… (mas) estamos avançando para resolver nossas tarefas primárias, que delineamos no início da operação militar especial”.
“Todos estão lutando, literalmente de forma heroica. E estão lutando agora mesmo. Vamos desejar a todos eles… boa sorte, vitória e que voltem para casa”, disse.