Mundo
Zelensky diz que Rússia tem "medo" dos mísseis Tomahawk fabricados nos EUA
Líder ucraniano renovou pedidos por armas de longo alcance e sugeriu que Kiev poderia fornecer drones à Casa Branca

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse nesta sexta-feira (17) que a Rússia tem “medo” de mísseis Tomahawk de longo alcance porque eles são uma “arma forte”.
Em relação à iniciativa da Ucrânia de receber Tomahawks americanos dos EUA, Zelensky sugeriu que não houve nenhuma movimentação sobre essa questão, mas reiterou a posição da Ucrânia: "Precisamos deles".
Questionado por um repórter do lado de fora da Casa Branca se ele estava otimista sobre a concordância dos EUA em fornecer as armas, ele disse que era "realista".
Zelensky disse que também discutiu o desenvolvimento de drones com a equipe de Trump. Ele sugeriu que Kiev poderia fornecer aos EUA drones de fabricação ucraniana em troca de mísseis de cruzeiro Tomahawk.
Anteriormente, o líder ucraniano disse que conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre armas de longo alcance; mas disse que não faria mais comentários porque os EUA "não querem uma escalada".
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA Rússia e Ucrânia concluem negociação de paz na Turquia em menos de uma hora GUERRA NA UCRÂNIA As promessas de Trump e uma vitória para Putin: o saldo da reunião na Casa Branca para a guerra na Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Rússia propõe reunião bilateral com Ucrânia, diz Zelensky GUERRA NA UCRÂNIA Ucrânia ataca com drones e provoca incêndio em usina nuclear russaO presidente ucraniano esteve na Casa Branca por cerca de 2 horas e meia nesta sexta-feira (17). Ele e sua equipe se encontraram com o presidente dos EUA e vários funcionários do gabinete americano.
Após a reunião, Zelensky informou os líderes europeus virtualmente e depois falou com a imprensa.
Zelensky disse que os dois líderes tiveram uma reunião "produtiva" e conversaram sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo armas de longo alcance.