Polícia
Justiça decreta prisão preventiva de pai e filho investigados por morte de adolescente em Cuiabá
Heloysa Maria, de 16 anos, foi encontrada morta com mãos e pés amarrados dentro de um poço. Padrasto é apontado como mandante do crime, motivado por ciúmes da mãe da vítima

A 2ª Vara Criminal de Cuiabá converteu em prisão preventiva as prisões em flagrante de Benedito Anunciação de Santana, 40 anos, e de seu filho Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, 18. Os dois são investigados pela morte de Heloysa Maria Alencastro de Souza, de 16 anos, enteada de Benedito. A jovem foi encontrada morta na última terça-feira (22), em um poço na região do bairro Ribeirão do Lipa, com mãos e pés amarrados.
Segundo apuração da Polícia Civil, Benedito é apontado como o possível mandante do crime, supostamente motivado por ciúmes da companheira, mãe da vítima. Gustavo teria agido com o pai e mais dois adolescentes, de 16 e 17 anos, em uma simulação de roubo seguido de sequestro, que acabou em homicídio.

Os suspeitos passaram por audiência de custódia nesta quinta-feira (24). A Justiça determinou que pai e filho sejam transferidos para a Penitenciária Central do Estado (PCE), onde ficarão no Raio 8, em isolamento dos demais detentos.

A ação criminosa teria começado na casa da mãe de Heloysa, no bairro Morada do Ouro. Os autores levaram a adolescente do local em um HB20 branco, placas QNL8763, veículo roubado durante a invasão. Equipes do BOPE foram acionadas após denúncia de reféns no imóvel.
Com apoio do sistema de monitoramento VigiaMais MT, a polícia identificou o trajeto do veículo até uma área de mata na região do Ribeirão do Lipa. No local, encontraram as placas do carro, um lençol com vestígios e, logo em seguida, o corpo de Heloysa dentro de um poço, já sem vida.
Perícia apontou que a jovem morreu por estrangulamento com cabo USB e apresentava diversas lesões corporais, evidenciando agressões antes da morte.
Leia também
MORTA PELO PADASTRO O Silêncio do Poço: O crime que calou uma adolescente em Cuiabá ASSASSINATO DE HELOYSA Padrasto assassino alega que matou adolescente a mando da mãe por ela ser homossexual; família repudia versãoDurante as diligências, dois suspeitos tentaram fugir pelo telhado de uma casa no mesmo bairro, sendo um deles, de 17 anos, apreendido no ato. Gustavo foi encontrado pouco depois na casa da avó. Ele indicou o local onde o veículo roubado havia sido escondido e confessou envolvimento.
O adolescente apreendido também confirmou a participação e revelou que Benedito e Gustavo planejaram o crime. Outro jovem, de 16 anos, foi capturado na quarta-feira (23), em uma área de mata, e também apreendido.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e está sendo conduzido como feminicídio, roubo majorado e corrupção de menores. A polícia apura ainda se houve outros envolvidos e as reais motivações do crime, mas a principal linha segue sendo ciúmes e conflitos familiares.