Mundo
Trump ameaça Rússia com submarino nuclear e pede fim da guerra na Ucrânia
Fala foi feita após Vladimir Putin anunciar que testou míssil com capacidade nuclear
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, deveria encerrar a guerra na Ucrânia em vez de testar mísseis nucleares, alertando que os EUA têm um submarino nuclear na costa da Rússia.
Putin anunciou no domingo (26) que a Rússia testou com sucesso seu míssil de cruzeiro Burevestnik, uma arma com capacidade nuclear que, segundo o Kremlin, pode superar qualquer defesa.
Questionado no avião oficial da Presidência americana sobre o teste do míssil que, segundo a Rússia, voou por 14 mil km, Trump disse que os Estados Unidos não precisavam "voar tão longe", pois têm um submarino nuclear na costa do país.
"Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem na costa deles, então, quero dizer, ele não precisa percorrer 12.800 quilômetros", afirmou o presidente a repórteres.
"Aliás, também não acho apropriado que Putin diga algo como: vocês deveriam acabar com a guerra, a guerra que deveria ter levado uma semana já está... em seu quarto ano, é isso que vocês deveriam fazer em vez de testar mísseis", avaliou Trump.
"Eles não estão brincando conosco e nós também não estamos brincando com eles", adicionou.
O líder americano tem dito que quer acabar com a guerra na Ucrânia, a mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, embora tenha admitido que encontrar a paz na região tem sido mais difícil do que chegar a um cessar-fogo em Gaza ou encerrar o conflito entre a Índia e o Paquistão.
Desde o primeiro anúncio do míssil 9M730 Burevestnik, em 2018, Putin tem apresentado a arma como uma resposta às iniciativas dos Estados Unidos para construir um escudo de defesa antimísseis e ampliar a aliança militar da Otan.
Isso também aconteceu após os EUA se retirarem unilateralmente do Tratado de Mísseis Antibalísticos.
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA Os tanques infláveis e armamentos '2D' usados pela Ucrânia para enganar a Rússia na guerra ONU Na ONU, chanceler russo nega ataque com drones à Europa e diz que qualquer agressão da Otan à Rússia terá resposta ONU Rússia defende permanência do Brasil no Conselho de Segurança da ONU GUERRA NA UCRÂNIA Rússia realiza ataque massivo na Ucrânia e atinge campos de aviação GUERRA NA UCRÂNIA Zelensky pede mísseis Tomahawk a Trump para atacar Rússia; americano evita se comprometer GUERRA NA UCRÂNIA Zelensky diz que Rússia tem "medo" dos mísseis Tomahawk fabricados nos EUAPossibilidade de novas sanções à Rússia
A agência de notícias Reuters noticiou anteriormente que o governo Trump preparou novas sanções que poderiam ser usadas para atingir áreas-chave da economia russa se Putin continuar adiando o fim da guerra na Ucrânia.
Questionado se estava considerando sanções adicionais à Rússia, o presidente dos EUA disse: "Vocês descobrirão".