Política
Líder do PT aciona STF para impedir que governadores nomeiem Eduardo
Pedido foi encaminhado ao inquérito no qual o filho do ex-presidente é investigado no Supremo

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conceda uma medida cautelar preventiva para evitar que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) assuma cargo comissionado. O pedido foi feito nesta terça-feira (22).
A CNN mostrou, na segunda (21), que governadores aliados ao deputado procuraram interlocutores do parlamentar para dar uma solução política para garantir a manutenção do mandato legislativo do congressista, com uma possível nomeação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como secretário estadual.
Entre os governadores aliados da família Bolsonaro, estão os governantes do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
No documento, Lindbergh justifica que o objetivo da nomeação é o de garantir a sustentação financeira de forma ilegal do parlamentar nos Estados Unidos. A CNN também mostrou que Eduardo está com o salário e as chaves Pix bloqueadas por determinação de Moraes, proferida no último sábado (19).
"Eduardo Bolsonaro segue nos Estados Unidos atuando contra o Brasil, em conjunto com Paulo Figueiredo, promovendo encontros políticos e midiáticos com lideranças estrangeiras e defendendo sanções econômicas contra o país, fato que já culminou no chamado 'tarifaço'", alega o parlamentar petista, destacando a medida do presidente americano, Donald Trump, que taxou as exportações do Brasil aos EUA em 50%, a começar valer em agosto.
Leia também
DITADURA MILITAR “Psicopata cínico”, diz Eduardo Bolsonaro sobre Walter Salles ANISTIA POLÍTICA Os motivos citados por Eduardo Bolsonaro para ficar nos EUA, sem cargo ATUAÇÃO NOS EUA PGR pede que Moraes abra ação contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA ATUAÇÃO NOS EUA Moraes abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA DIREITOS HUMANOS Eduardo Bolsonaro trata com EUA de sanções a Moraes e Gonet MINISTROS DO STF "Nosso objetivo é te tirar da Corte", diz Eduardo Bolsonaro sobre MoraesNo pedido, o líder do PT também pede que o ministro determine que os governadores se abstenham de nomear Eduardo com funções administrativas no serviço público brasileiro.
A CNN tenta contato com Eduardo Bolsonaro. Na segunda, Lindbergh também pediu a Moraes para Eduardo prestar depoimento para explicar sobre transmissão ao vivo realizada no domingo (20) em que ameaça agentes da PF (Polícia Federal).
O filho do ex-presidente já é investigado no Supremo pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça, atentado à soberania nacional e crimes contra o Estado Democrático de Direito.