Mundo
Funeral do papa Francisco terá homenagem de pobres e necessitados
Pontífice escolheu esse nome em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por ter exercido sua vida religiosa na simplicidade e se dedicando aos pobres

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24) que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam à Basílica papal de Santa Maria Maggiore para prestar a última homenagem ao papa Francisco antes da sepultura do caixão.
O comunicado da Santa Sé reforça que “os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus” e de Francisco.
Foi exatamente por isso — e por um conselho de um cardeal brasileiro — que ele escolheu esse nome para o papado.
No conclave de 2013, após o então novo papa atingir o número necessário para ser eleito, Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, se aproximou, deu-lhe um beijo e disse: “Nunca se esqueça dos pobres”.
“Foi ali que escolhi o nome que teria como papa: Francisco”, contou o pontífice em seu livro, ressaltando que foi uma homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por ter exercido sua vida religiosa na simplicidade e se dedicando aos pobres.
O funeral acontecerá neste sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília), com forte esquema de segurança.
Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, sendo o primeiro em cerca de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.
Leia também
MORTE DO PAPA Morre o papa Francisco, aos 88 anos MORTE DO PAPA Morre papa Francisco: do luto ao conclave, o que acontece agora MORTE DO PAPA Morre o Papa Francisco, uma tempestade social e reformador na Igreja MORTE DO PAPA Sinos de igrejas em Roma tocam após morte do papa MORTE DO PAPA A última mensagem do papa Francisco: 'A paz é possível' MORTE DO PAPA Papa Francisco: os problemas de saúde e as complicações que levaram à morte do líder católico MORTE DO PAPA Morre aos 88 anos Francisco, o primeiro papa latino-americano MORTE DO PAPA Corpo do papa Francisco será colocado no caixão às 15h, diz Vaticano MORTE DO PAPA Corpo do papa pode ser levado para Basílica de São Pedro no dia 23 MORTE DO PAPA Quem pode substituir Francisco? Veja nomes cotados MORTE DO PAPA Catedral de Cuiabá fará missa especial pela morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21 MORTE DO PAPA O testamento do papa Francisco em que ele diz onde queria ser enterrado e por quê MORTE DO PAPA Convocação para conclave: Veja como estão espalhados os cardeais pelo mundo MORTE DO PAPA Cardeais se reúnem para definir funeral do papa Francisco, diz Vaticano MORTE DO PAPA Vaticano divulga primeiras imagens de papa Francisco no caixão MORTE DO PAPA Saiba quais serão os desafios do próximo papa da Igreja Católica MORTE DO PAPA Relembre quem foram os últimos papas da Igreja Católica MORTE DO PAPA Da cachaça à Amazônia: como o argentino Francisco se tornou o mais brasileiro dos papas MORTE DO PAPA Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores; entenda MORTE DO PAPA Quanto poder um papa realmente tem? MORTE DO PAPA Por que papa Francisco nunca voltou à Argentina em 12 anos de papado MORTE DO PAPA A portas fechadas, funcionários do Vaticano iniciam despedida 'silenciosa' do papa Francisco MORTE DO PAPA Quem é Pietro Parolin, “número 2” de Francisco e cotado para próximo papa MORTE DO PAPA Os desafios da Igreja Católica no Brasil após o papa Francisco: perda de fiéis, falta de padres e polarização política MORTE DO PAPA Quem será o próximo papa? Os principais candidatos em uma disputa imprevisível MORTE DO PAPA O papa favorito dos ateus? Como influência de Francisco foi além do catolicismo MORTE DO PAPA Multidão faz fila para ver papa Francisco no 2º dia de funeral públicoPapa pediu túmulo simples em testamento
No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.