Mundo

Otan mobiliza jatos em meio a ataques russos que deixaram 25 mortos

Ofensiva na Ucrânia acontece em meio a tentativas de retomar conversas de paz

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 19/11/2025
Otan mobiliza jatos em meio a ataques russos que deixaram 25 mortos
Terminais e uma pista são vistos no Aeroporto Internacional Chopin em julho de 2020, em Varsóvia, Polônia | Jaap Arriens/NURPHO/Associated Press/Arquivo via CNN Newsource

Ataques aéreos russos atingiram dois edifícios de apartamentos na Ucrânia durante a noite, matando 25 pessoas, incluindo três crianças, em um raro ataque em larga escala no oeste do país que levou a Otan a lançar caças sobre a Polônia e a Romênia.

ataque massivo no oeste do país, perto da fronteira com a Polônia e a Romênia, atingiu dois edifícios de apartamentos na cidade de Ternopil matando 25 pessoas e ferindo dezenas mais, disse o serviço de emergência da Ucrânia nesta quarta-feira (19).

Os ataques da Rússia têm visado principalmente a parte oriental do país e grandes cidades como Kiev.

Muitos ucranianos fugiram para o oeste, vendo a região como mais segura.

O Ministério da Defesa da Romênia disse que mobilizou dois Eurofighters, parte da frota da Otan, e mais tarde dois caças F-16 romenos após um drone russo entrar em seu espaço aéreo durante o ataque.

Jatos de combate poloneses e aliados também foram lançados para proteger o espaço aéreo polonês na manhã desta quarta-feira (19), disse o comando operacional do país.

Os aeroportos poloneses de Rzeszow e Lublin, no leste do país, também foram fechados "devido à necessidade de garantir a liberdade de operação para a aviação militar", disse o serviço de navegação aérea do país PANSA no X. Eles foram mais tarde reabertos.

A Força Aérea da Ucrânia disse que a Rússia disparou centenas de drones e dezenas de mísseis durante o ataque durante a noite.

Os ucranianos disseram que os edifícios residenciais em Ternopil foram provavelmente atingidos pelo poderoso míssil de cruzeiro russo Kh-101, projetado para evitar as defesas aéreas e equipado com um avançado sistema de orientação de precisão.

O último ataque aéreo ocorreu horas depois que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Turquia enquanto tentava "revigorar" as negociações de paz e os intercâmbios de prisioneiros de guerra com a Rússia.

Moscou não está envolvida nessas negociações, mas a Turquia tem sido um interlocutor chave entre os dois.

Enquanto isso, a administração dos EUA tem trabalhado silenciosamente em um novo plano de paz com a Rússia para acabar com sua guerra com a Ucrânia, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à CNN.

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que esteve no centro das negociações da administração com Moscou, tem liderado o esforço, disse a fonte.

As negociações aceleraram esta semana, pois o Kremlin sinalizou uma renovada abertura a um acordo.

Efeitos na Ucrânia

Muitas regiões da Ucrânia ficaram sem energia nesta quarta-feira (19) depois de ataques na infraestrutura energética do país.

Dezenas de pessoas também ficaram feridas na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, onde ataques de drones danificaram prédios de apartamentos e deixaram vários carros queimando nas ruas.

A Rússia disse que derrubou quatro mísseis de longo alcance ATACMS feitos pelos EUA "profundamente dentro" de seu território na terça-feira (18), que a Ucrânia afirmou ter disparado.

Os mísseis foram abatidos sobre a cidade de Voronezh, cerca de 200 quilômetros da fronteira ucraniana, disse o ministério da defesa russo.

O uso dos mísseis, que têm um alcance de até 300 quilômetros, foi aprovado pela primeira vez sob a presidência Biden e seu uso tem sido visto anteriormente pela Rússia como uma grande escalada.

O mais recente movimento da Otan acontece durante uma semana tensa.

Autoridades polonesas apontaram o dedo para a Rússia depois que uma trilha principal foi destruída no que Varsóvia disse ser um "ato de sabotagem sem precedentes" cometido por dois cidadãos ucranianos que estavam "colaborando com os serviços russos".

http://www.w3.org/2000/svg">

Rússia diz que Ucrânia atinge território russo pela segunda vez com mísseis de fabricação americana • REUTERS
Rússia diz que Ucrânia atinge território russo pela segunda vez com mísseis de fabricação americana • REUTERS

Autoridades russas negaram a acusação.

Nesta quarta-feira (19), o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, disse que fechará o último consulado russo no país em resposta à destruição da linha ferroviária.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lamentou a mudança.

Na terça-feira (18), o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de 105 milhões de dólares que permitiria à Ucrânia atualizar seu sistema de defesa aérea Patriot - um escudo crítico contra ataques aéreos russos.

"A venda proposta melhorará a capacidade da Ucrânia de enfrentar ameaças atuais e futuras, equipando-a ainda mais para realizar missões de autodefesa e segurança regional com uma capacidade local de sustentação mais robusta", disse um comunicado do Pentágono.

No início desta semana, durante uma visita a Paris, Zelensky fez um acordo para comprar "até 100" caças Rafale de fabricação francesa, bem como sistemas de defesa antiaérea e drones da França.

Os aliados da Otan têm cada vez mais mobilizado jatos de combate nos últimos meses durante os ataques russos na Ucrânia, ou quando as munições, drones e aviões de guerra russos vagam muito perto ou além das suas fronteiras.